A Proclamação do Jubileu

22-01-2025 14:40

 

 

Muito já foi falado de Jubileu por aqui.

Mas, como se dá o início de um Jubileu?

A Bula Papal, ou também conhecida como Bula Pontifícia, é o documento oficial que, através de sua publicação, se proclama cada Jubileu. Geralmente escrito em Latim, com o selo do Papa.

Inicialmente, este selo era feito de chumbo e, na sua frente, era estampada a imagem dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, fundadores da Igreja de Roma e, no verso, ficava estampado o nome do Pontíficie.

Após um tempo, um carimbo a tinta substituiu o selo metálico. Mas, ainda continuava a ser usado nos documentos mais importantes da Igreja.

As palavras iniciais de cada Jubileu é, o que identifica cada bula. Por exemplo, o Jubileu do ano 2000, proclamada pelo Papa São João Paulo II, foi proclamada pela Bula Incarnationis mysterium, ou seja, O Mistério da Encarnação. Já o Jubileu extraordinário da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco em 2015/2016, foi proclamado pela Bula Misericordiae vultus, o Rosto da Misericórdia.

A bula que indica as datas de início e término do Ano Santo é, geralmente, emitida no ano anterior, coincidindo com a solenidade da Ascensão.

 

Conheça a Bula do Jubileu Peregrinos de Esperança

 

Filipe Cunha Barreto Gomes Franca - Para a Revista Armazém 15