Estado oferece transporte gratuito para pessoas com deficiência
Na tarde desta terça-feira (23.08), o governador de Pernambuco, EDUARDO CAMPOS, lançou o Programa PERNAMBUCO CONDUZ. Um Projeto que tem como principal objetivo facilitar o transporte de pessoas com deficiência de sua residência até as instituições de tratamento.
Em um primeiro momento a programa atenderá apenas aos usuários da Região Metropolitana do Recife, para isso, é necessário que os beneficiados estejam inscritos no Cadastro Único (CDAÚNICO) e tenham renda familiar Per Capita inferior a um salário mínimo.
"É uma iniciativa que vem ao encontro dos direitos negligênciados de acesso a saúde para os que tem deficiência", disse Eduardo Campos.
Em Pernambuco existem quase um milhão de pessoas com deficiência. Em um primeiro momento, o Governo do Estado espera atender 200 pessoas. Quarenta e duas pessoas já estão inscritas no programa, que vinha funcionando de forma experimental.
O programa conta com uma frota de 15 vans totalmente equipadas, com capacidades para três pacientes, além dos bombeiro socorrista e do motorista. Possuem também, localização via GPS.
O Governo de Pernambuco gastou R$ 2,8 milhões nos equipamentos e no programa PERNAMBUCO CONDUZ.
Os veículos usados no programa foram todos cedidos pela SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL e o programa tem a coordenação da Superitendência de Apoio a Pessoa com Deficiência (SEAD).
Os usuários cadastrados terão direito a cinco (5) agendamentos semanais para tratamento em hospitais e clinicas credenciadas, e as rotas da ambulâncias serão feitas a partir da casa do usuário.
As inscrições para o programa podem ser feitas através do telefone 0800.281.0312, pelo site www.peconduz.pe.gov.br, ou ainda, na sede da SEAD que fica na Rua Guilherme Pinto, 133 - Graças
FILIPE CUNHA BARRETO FRANCA - Para a Revista Armazém 15
Fotos: Roberto Pereira/SEI