Exposições de arte

10-01-2011 22:59

Exposições

CARLOS PENA FILHO | Mostra disponibiliza acervo sobre o poeta, incluindo aspectos de sua vida pessoal, relação com o Recife e cobertura jornalística de sua trágica morte. Vinte artistas de renome foram convidados para participar da mostra. Cada um deles recebeu um poema de Pena Filho para inspirar a criação de obras originais e exclusivas, explorando as mais diversas linguagens artísticas. A visitação pode ser feita de terça a quinta, das 14h às 20h. Sexta a domingo, das 14h às 22h. Em cartaz até 16 de janeiro, na Av. Rio Branco, 23, no bairro do Recife. A entrada é gratuita. Informações: 3224.1110 Até 16 de janeiro.



OLHEI PARA A CÂMERA E DISSE | O Espaço Muda apresenta mais uma exposição: “Olhei para a câmera e disse”. A mostra traz trabalhos da artista plástica paraibana Ana Lu e do fotógrafo paulista Claus Lehmann, que retratam o universo feminino de forma orgânica e mística, através de desenhos e fotografias. Vale lembrar que os quadros estarão à venda até o fim da exposição. Visitação até 16 de janeiro de 2011. O Espaço Muda fica na Rua do Lima, 280, Santo Amaro, em Recife. A entrada é franca. Informações: 81 3032.1347 Até 16 de janeiro.



AUTO DESCONSTRUÇÃO | O Mamam no Pátio abre espaço para a exposição fotográfica Auto Desconstrução, de Priscilla Buhr. A mostra apresenta ensaio fotográfico com uma série de auto retratos em preto e branco, onde a artista utilizou técnica de Light Paint.O acesso é gratuito. Visitação até 22 de janeiro de 2011. Até 22 de janeiro.



PROTEJA-ME | Em sua primeira exposição individual, Isabela Stampanoni gira em torno das crendices, lendas e iconografias de santos. O trabalho propõe uma releitura e uma revisitação das imagens e de toda a carga que elas trazem e acumulam ao longo da história. São nove pinturas e dez desenhos que tentam decifrar e embaralhar as informações carregadas nas imagens. A visitação pode ser feita de segunda à sexta, das 10h às 13h e das 14h às 19h. E aos sábados, das 10h às 14h, na Avenida Domingos Ferreira, 92 A, em Boa Viagem. Informações:3033.6060 Até 22 de janeiro.



REYNALDO FONSECA | A Exposição Reynaldo Fonseca fica aberta de 18 de novembro a 29 de janeiro. De segunda a sexta de 9h às 19h, e aos sábados de 9h às 13h, no Espaço Brennand, que fica na Av. Domingos Ferreira, 1274, loja 17 e 18, no Pina, em Recife. Informações: 3325.0025 / 3325.1200 Até 29 de janeiro.



A SAUDADE QUE SINTO DE VOCÊ | Na mostra fotográfica “A saudade que sinto de você”, Yêda Bezerra de Melo apresenta 15 imagens coloridas inéditas, produzidas em 2009 para seu esposo enquanto ele passava um período em Minas Gerais e que agora resolveu abrir para o público. Ela passou uma semana enviando, diariamente, uma foto pela manhã e outra à noite. “As fotografias são fruto da saudade. Eu as fiz como que para tentar estar mais perto do meu marido, para dar um beijo de bom dia e outro de boa noite, durante o tempo que ele ficou ausente”. A exposição traz imagens, como em um mosaico, que revelam recortes de lugares significativos por onde o casal passou recentemente ou que fazem parte do dia a dia deles, como as cidades de Ouro Preto e Olinda, o campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a própria residência do casal. A curadoria é da crítica de arte Simonetta Persichetti. Visitação de 02 de dezembro a 30 de janeiro, de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados e domingos, das 16h às 20h. De 23 de dezembro a 06 de janeiro, a galeria entra em recesso. A Arte Plural Galeria fica na Rua da Moeda, 140, no Bairro do Recife. A entrada é franca. Informações: (81) 3424.4431 Até 30 de janeiro.



CORPO – UNIVERSO E DIÁLOGOS, UMA RETROSPECTIVA DE JOSAEL DE OLIVEIRA | O Instituto Cultural Josuel de Oliveira (Inscult) e Centro Cultural Correios a exposição Corpo – Universo e Diálogos, uma retrospectiva de Josael de Oliveira. A mostra, uma homenagem póstuma ao artista plástico e arquiteto pernambucano, recapitula quarenta anos de trabalho entre diversas técnicas e temáticas. Principal ponto de perspectiva do olhar de Josael Oliveira, o corpo metaforiza suas interpretações estéticas e filosóficas sobre o ser humano em suas relações com a natureza, a sociedade, as emoções e o inconsciente coletivo. Um passeio pela multiplicidade do artista, entre escolhas de pinturas a óleo, acrílica, pastel, técnica mista, colagem, gravuras, desenhos, além de peças esculturais em cerâmica e objetos múltiplos. A mostra destaca a série Sudarianos, estudo de pintura conceitual a partir de referência ao Santo Sudário e as marcas corporais deixadas em tecido pelo rosto de Cristo. O projeto in memorian contempla ainda a edição de um catálogo remissivo à mostra, com fotos de Daniela Nader, depoimentos de apreciadores como Ariano Suassuna, João Câmara, Marcos Vinicios Vilaça, Inácio França, além de críticas especializadas publicadas na imprensa nacional e estrangeira e de escritos do próprio autor sobre sua experiência. Visitação de terça a sexta, das 9h às 18h, no Centro Cultural Correios, na Av. Marquês de Olinda, 262, no bairro do Recife. Informações: 3224-5739 Até 30 de janeiro.



GEOMETRIA, GESTOS E GRAFIAS | Com curadoria do artista plástico Raul Córdula, “Geometria, gestos e grafias” ressalta um conjunto de 20 obras pouco vistas, que trazem a originalidade dos pré-contemporâneos, dos artistas que abriram caminhos novos, três décadas atrás: Fernando Vasconcelos e Roberto Botelho, na pintura, Humberto Magno e Almandrade (BA), na escultura, e Daniel Santiago e Alberto Cunha Melo (in memoriam) com desenhos de nanquim a quatro mãos. O trabalho de Humberto Magno traz suportes de embalagens de isopor pintados e Almandrade, importante artista baiano, expõe pela primeira vez na cidade. Visitação de 02 de dezembro a 30 de janeiro, de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados e domingos, das 16h às 20h. De 23 de dezembro a 06 de janeiro, a galeria entra em recesso. A Arte Plural Galeria fica na Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife. A entrada é franca. Informações: (81) 3424.4431 Até 30 de janeiro.



OLHAR GUARDADO: FOTOGRAFIAS DE LULA CARDOSO AYRES | A Secretaria de Cultura do Recife e o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), equipamento cultural da Prefeitura do Recife, promovem a partir desta quarta-feira(15) a exposição Olhar Guardado: Fotografias de Lula Cardoso Ayres. A curadora da exposição é de Geórgia Quintas. A mostra fica em cartaz no Mamam a partir daS 19h desta quarta até 30 de janeiro de 2011. O Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) funciona de 10h às 12h. Até 30 de janeiro.



ROMERO BRITTO | Obras originais do artista plástico Romero Britto estão expostas té o final de fevereiro de 2011, no lobby do Hotel Dorisol, em Piedade. São xilogravuras, pinturas(óleo sobre tela), esculturas e objetos de decoração (louça, canecas, camisetas). A visitação pode ser feita das 8h às 22h. O Hotel Dorisol fica na Avenida Bernardo Vieira de Melo, em Piedade. Informações: 2122-2700 Até 27 de fevereiro.



ACCADEMIA | Espaço cultural dedicado à divulgação da obra de Francisco Brennand localizado em sua Oficina Cerâmica, que inclui salas de exposição, pátios e o ateliê do artista. Pinturas, esculturas, painéis e desenhos estão entre as atrações do local, construído com arquitetura exuberante. Informações: 3271.2466. Aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em cartaz por tempo indeterminado.



ANETTE SCHNAIDER | A exposição permanente de pintura moderna da artista plástica pode ser conferida na Galeria Arte Contemporânea (Rua Solidônio Leite, 90 /902 - Boa Viagem). Informações: 3326-3001, 3325-4184, 9688-0367 ou www.aschnaider.com.br. Em cartaz por tempo indeterminado.



ARRAIAL DA AAPP-PE | Coletiva com 26 artistas, incluindo Gil Vicente, José Barbosa, Rinaldo, Valerie La Verne, Deus Sobrinho, Joaz Silva, Edson Bezerra, Arlindo Soares e Antônio Patriota. Associação de Artistas Plásticos Profissionais de Pernambuco (Rua da Aurora, 379, Boa Vista). Em cartaz por tempo indeterminado.



ARTE E CIA | Os ateliês e galerias do projeto recebem novas exposições dos artistas Evelina Grunberg, José de Moura e Paulo Francisco. Rua Jeremias Bastos, Pina (informações: 3466-1312). Em cartaz por tempo indeterminado.



ATELIER LAUTRÉAMONT | Bi-individual dos artistas Valdir Brito e Cipriano Sanchez, reunindo peças em cerâmica do primeiro e pinturas em óleo sobre tela do segundo. Atelier Lautréamont (Rua Henrique Dias, 201, Varadouro, Olinda). Em cartaz por tempo indeterminado.



BRENNAND | A mostra O outro feminino proporciona ao visitante um passeio pelo universo feminino criado pelo artista plástico Francisco Brennand e estampado nas 23 telas e em duas esculturas. A exposição está em cartaz no auditório Heitor Villa-Lobos, na Oficina Cerâmica Francisco Brennand, no bairro da Várzea. Entrada: R$ 4. O horário de visitação é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Informações: 3271-2466. Em cartaz por tempo indeterminado.



CASTELO SÃO JOÃO | Localizado no Instituto Ricardo Brennand, o palácio guarda uma acervo de obras de arte seculares, objetos antigos, armas e armaduras de diversos continentes. A visita é gratuita, mas os interessados devem marcar horários para grupos de 15 pessoas pelo telefone 3271.1544. Em cartaz por tempo indeterminado.



CRIANÇAS DA MÚSICA: PROJETO SUZUKI | A fotógrafa Christina Frank registrou com emoção as aulas de música erudita do Projeto Suzuki, que atende crianças de comunidades recifenses. Centro Cultural Brasil-Alemanha (Rua do Sossego, 364, Boa Vista. Fone: 3421-2173). Em cartaz por tempo indeterminado.



ESCRITO NA PEDRA | Pernambucana que mora em Israel, Eunice Figueiredo produziu uma série de pinturas inspiradas pelas formas dos prédios da Cidade Velha de Jerusalém. Sinagoga Kahal Zur Israel (Rua do Bem Jesus, Recife Antigo. Informações: 3216-1900). Em cartaz por tempo indeterminado.



EXPOSIÇÃO DE JANETE COSTA | Janete Costa exibe sua coleção de frasco de farmácia e vidros decorativos no Instituto Ricardo Brennand. A mostra fica na Pinacoteca e conta com 44 vidros de farmácia e 63 decorativos. O IRB fica no Engenho São João, s/n, Várzea. Informações: 13h às 17h Em cartaz por tempo indeterminado.



GADELHA | Uma exposição de pinturas está no roteiro de quem for passar pela BR-232. O ateliê do artista plástico Flávio Gadêlha, que fica na Serra das Russas, está abrindo suas portas para o público. A intenção do pintor e gravurista é transformar o espaço em ponto turístico, com horário de visitação permanente, de terça a domingo, das 9h às 20h. Em cartaz por tempo indeterminado.



HOMENAGEM A ECKOUT / ORIXÁS EM FERRO | Bi-individual de Ypiranga Filho, esculturas em ferro, e José Barbosa, com pinturas e entalhes. Galeria Ribeira (Mercado da Ribeira, Olinda). Em cartaz por tempo indeterminado.



JÓIAS | A designer Luiza Leopoldina lançou nova coleção esta semana, em Casa Forte. A mostra é formada por cerca de 100 peças, entre elas, gargantilhas, brincos, anéis, em pedras preciosas como ametista, lápis-lázuli, malaquita, coral, topázio e turquesa. Os trabalhos custam a partir de R$ 30. Informações: 9978-1836/ 9609-3448. Em cartaz por tempo indeterminado.



LENIRA E QUERALT | Lenira Rodrigues e Queralt Prat, artistas da Escola de Belas Artes e do Centro de Artes da UFPE, mostram 19 trabalhos. A Rodrigues Galeria de Artes selecionou 19 trabalhos que exprimem o romantismo de Lenira e oito obras que mostram o simbolismo do catalão Queralt. Rodrigues Galeria fica na Rua Othon Paraíso, 430, Torreão. Fone: 3241-3358 Em cartaz por tempo indeterminado.



LULA CARDOSO AYRES | Quadros de Lula Cardoso Ayres (1910-1987) que nunca foram colocados à venda são comercializados na exposição Obras raras. Galeria Arte Maior, na Rua Doutor Lafayette, 191, Boa Viagem. Informações: 3467-5253. Em cartaz por tempo indeterminado.



MUSAS DA MÚSICA | A exposição Musas da música, da artista plástica Eliane Rodrigues, reúne 20 quadros que mostram os detalhes marcantes das musas inspiradoras de letras de sucessos da MPB. Entre homenageadas estão: Rita (Chico Buarque), Luiza (Tom Jobim), Drão (Gilberto Gil), Marina (Dorival Caymmi), Carolina (Chico Buarque), Anna e eu (Lenine), entre outras. A exposição é no Recife Design Center, que fica na rua Frei Casanova, 373, Boa Viagem. O horário de visitação é das 9h ao meio dia e das 14h às 19h. Mais informações: 3088-5985. Em cartaz por tempo indeterminado.



MUSEU DO MAMULENGO | O Museu do Mamulengo – Espaço Tiridá apresenta acervo de mais de 1,5 mil bonecos em uma estrutura de sete salas para exposição, além de auditório para 50 pessoas, sala de aula, biblioteca, área para oficina e jardim. Endereço: Rua do São Bento, 344, Sítio Histórico de Olinda. Horário de funcionamento: todos os dias, das 9 às 17h. Entrada: RS 1 (grátis para escolas públicas). Em cartaz por tempo indeterminado.



O SOPRO DO TEMPO | O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) abrem a exposição O Sopro do Tempo - O patrimônio nacional em Pernambuco. A mostra comemora a inauguração da nova sede do Iphan, que agora funciona no Palácio da Soledade, e tem o objetivo de fomentar os patrimônios materiais e imateriais do estado. Rua Oliveira Lima, 824, Boa Vista, térreo. Em cartaz por tempo indeterminado.



PAISAGEM ADAPTATIVA / DISCUROS DIMENSIONAIS / DESESTABYLES | Mostra reúne instalações de Flávio Emanuel. Artista propõe nova linguagem para a arte, permitindo inclusive a intervenção dos visitantes. Núcleo de Artes Visuais e Experimentos / N.A.V.E. (Rua da Aurora, 533, Boa Vista). Em cartaz por tempo indeterminado.



PAISAGENS | Júlio César Friedrich se inspira no impressionismo para retratar paisagens brasileiras, sem se apegar a critérios geográficos e privilegiando a imaginação e as lembranças. MarOlinda Residence Hotel (Avenida Conselheiro Aguiar, 755, Boa Viagem). Em cartaz por tempo indeterminado.



PAISAGENS DOS SÉCULOS 19 E 20 | Trabalhos de 23 pintores que retrataram o Brasil nos séculos passados são reunidos nesta exposição, que mostra obras e Schlappriz, Rugendas, Telles Júnior e Facchinetti. Instituto Ricardo Brennand (Engenho São João, Várzea. Informações: 2121-0352). Em cartaz por tempo indeterminado.



PINTE A VILLA | Isa Pontual exibe suas obras no Villa. Ela traz telas de 50x60cm a 1,80mx80cm onde retrata personagens de seu imaginário. Também expõe uma série de 10 gravuras com o tema Cabeças Femininas. A casa fica na rua da Hora, 330, Espinheiro. Informações: 3426.2902 Em cartaz por tempo indeterminado.



RUA DOS ARTISTAS | A rua Jeremias Bastos, no Pina, famosa por concentrar vários dos ateliês da cidade, recebe expositores convidados na “Rua dos Artistas”. São artesãos escultores, pintores, fotógrafos, poetas e publicitários. A abertura será com um recital da Oficina Cultural. Além dos 24 artistas residentes, obras de Ana Veloso, Pedro Dias, Tereza Costa Rego, Marcos Medeiros, Ferreira, Maria Carmem e Pedro Dias. Em cartaz por tempo indeterminado.



SERPENTINAS E PALHAÇOS | Wilton de Souza apresenta duas novas séries inspiradas pelo Carnaval. Em uma, ele usa as serpentinas para criar imagens livres, cheias de gestualidade. Na outra, os palhaços são os protagonistas, com alegria e tristeza. Ateliê de Ana Lúcia Gonçalves (Rua Jeremias Bastos, 252, Pina). Em cartaz por tempo indeterminado.



SINAGOGA KAHAL ZUR ISRAEL | Exposição de peças trazidas de Israel que são usadas em rituais judaicos. Primeira Sinagoga das Américas (Rua do Bom Jesus, 197, Recife Antigo. Fone: 3224-7376). Em cartaz por tempo indeterminado.



TÓTENS | O artísta plástico Héber Mattos traz nova exposição para o Ateliê Ana Lúcia Gonçalves. Tótens é uma criação abstrata que usa galhos e troncos de arvores para criar novas formas e sentidos. O ateliê fica na rua Jeremias Bastos, 252, Pina. Informações: 3459.5315 Em cartaz por tempo indeterminado.



TRABALHO E TRABALHADORES NO BRASIL | A maior exposição fotográfica sobre o tema já realizada no Brasil, com 150 fotos feitas ao longo de 120 anos. Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José). Em cartaz por tempo indeterminado.

 

 

Da Redação

Revista Armazém 15