"Laudato Si", cosa significa?
O que é a Laudato Si’?
A Laudato Si é uma Encíclica Papal, publicada em Maio de 2015, pelo Papa Francisco.
Diz respeito ao cuidado com o Meio Ambiente, com as pessoas bem como, comquestões bem mais amplas da relação entre Deus, os seres humanos e a terra.
Mas, o o que é uma Encíclica?
A Encíclica, é uma carta pública do Papa, que trata e desenvolve a doutrina católica sobre um detrminado tema. A Laudato Si, é aberta e dirigida a todas as pessoas que habitam o planeta, por ser parte de um diálogo contínuo dentro da Igreja Católica e entre católicos e o mundo.
O que significa Laudato Si’?
Laudato Si, vem do italiano e significa “LOUVADO SEJAS”.
Estas palavras são uma citação do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, que abre a Encíclica, no qual Deus é louvado meditando sobre a bondade do sol, do vento da terra, da água e de outras foças naturais.
Mas, e como se dividem as principais seções da Encíclica?
A Laudato Si’ divide-se em seis capítulos e que podem ser lidos em um período de 20 a 30 minutos cada.
A encíclica completa está disponível online no site do Vaticano e está assim apresentada:
- O “Capítulo Um: O que está acontecendo em nossa casa”, apresenta os problemas atuais relacionados ao meio ambiente. As questões discutidas incluem poluição, mudanças climáticas, escassez de água, perda de biodiversidade e desigualdade global.
- O “Capítulo Dois: O Evangelho da Criação” baseia-se na Bíblia como fonte de descoberta. As histórias da criação do Gênesis são interpretadas como uma ordem para o cultivo responsável e a proteção da natureza. As tentativas passadas de justificar a dominação humana absoluta de outras espécies não são “uma interpretação correta da Bíblia” (LS 67). O mundo natural é ainda retratado como uma dádiva, uma mensagem e herança comum de todas as pessoas.
- O “Capítulo Três: A Raiz Humana da Crise Ecológica” explora tendências sociais e ideologias que causaram problemas ambientais. Estes incluem o uso irrefletido da tecnologia, um impulso para manipular e controlar a natureza, uma visão dos seres humanos como separados do meio ambiente, teorias econômicas de foco estreito e relativismo moral.
- O “Capítulo Quatro: Uma Ecologia Integral” apresenta a principal solução da encíclica para os problemas sociais e ambientais em curso. A ecologia integral afirma que os humanos são parte de um mundo mais amplo e exige “soluções integrais que considerem as interações dos sistemas naturais entre si e com os sistemas sociais” (LS 139). Embora o estudo dos ecossistemas tenha se tornado bem conhecido na ciência da ecologia, a ecologia integral expande esse paradigma para incluir as dimensões éticas e espirituais de como os seres humanos devem se relacionar uns com os outros e com o mundo natural – com base na cultura, família, comunidade, virtude, religião e respeito pelo bem comum.
- O “Capítulo Cinco: Algumas Linhas de Orientação e Ação” aplica o conceito de ecologia integral à vida política. Pede acordos internacionais para proteger o meio ambiente e ajudar os países de baixa renda, novas políticas nacionais e locais, tomadas de decisão inclusivas e transparentes e uma economia ordenada para o bem de todos e,
Por fim, o “Capítulo Seis: Educação e Espiritualidade Ecológicas” conclui a encíclica com aplicações à vida pessoal. Recomenda um estilo de vida focado menos no consumismo e mais em valores atemporais e duradouros. Propõe educação ambiental, alegria no ambiente de cada um, amor cívico, recepção dos sacramentos e uma “conversão ecológica” na qual o encontro com Jesus leva a uma comunhão mais profunda com Deus, com as outras pessoas e com o mundo natural.
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Filipe Cunha Barreto Gomes Franca - Para a Revista Armazém 15