QUARESMA DA IGREJA - 2025
"A Igreja se une, a cada ano, durante os 40 dias da grande Quaresma, aos mistérios de Jesus no Deserto"
(CIC, 540)
Mas, o que é a Quaresma da Igreja?
A Quaresma é o período que representa os 40 dias em que o prórpio Cristo jejuou, no deserto, antes de iniciar a sua missão.
É, também, um período litúrgico em que somos conduzidos ao coração do mistério cristão, a Páscoa e, neste período, somos convidados a trilhar um caminho de conversão, marcado pela Oração, pelo Jejum e pela Esmola.
1. Oração: Durante a Quaresma, somos chamados a intensificar nossa vida de oração, buscando um encontro mais profundo com o Senhor. O Papa nos encoraja a dedicar mais tempo à escuta da Palavra de Deus, à adoração e à vivência dos sacramentos, especialmente a Confissão e a Eucaristia.
2. Jejum: O jejum quaresmal não se limita à privação de alimentos, mas deve ser um sinal de desprendimento e abertura ao essencial. O Papa nos convida a jejuar do egoísmo, das palavras vazias, da indiferença, para que possamos encher nossa vida da presença de Deus e do amor ao próximo.
3. Caridade: A Quaresma é um tempo privilegiado para praticar a caridade. O Papa Francisco nos lembra que muitas pessoas vivem sem dignidade, vítimas da pobreza, das guerras e das injustiças. O Santo Padre nos chama a sair de nós mesmos e estender a mão aos que sofrem, colocando em prática o amor cristão.
A Quaresma, em 2025, iniciou-se no dia 05.03.2025 e, continua até o dia 17.04.2025.
No dia 13.04.2025, acontece o Tradicional Domingo de Ramos, início da Semana Santa
Ao fim da Quaresma, no dia 17.03.2025, inicia-se o ¹Tríduo Pascal.
¹ - Em breve, postaremos sobre o Tríduo Pascal
Filipe Cunha Barreto Gomes Franca - Revista Armazém 15